Meu benditinho da terra, você sabe o que motiva o seu público? Se você pensa em crescimento do seu negócio, vamos falar de business então. Para que você consiga traçar essa linha de raciocínio, é muito importante compreender o que o seu cliente está buscando. E a gente sabe que a tecnologia é um grande diferencial nessas buscas, porque as pessoas estão cada vez mais moderninhas, não é mesmo? Isso muda o perfil do consumidor. 

E olha que o avanço não parece parar por aí. Em tempos de pandemia e toda a reestruturação que foi feita pensando mais no digital, o processo de mudança do perfil do consumidor mudou.  Serviços e soluções remotas são formas ainda mais eficazes de continuar alavancando o seu negócio. Vamos ver como? É hora da atualização, amadinho!

1- Qual o lance da mudança?

A internet e a transformação digital já estão afetando o seu público. Isso você deve ter em mente. As informações começaram a chegar de forma mais rápida para o seu consumidor, e isso acabou até mesmo democratizando essa relação de empresa/consumidor. O público passou a ter um crédito muito maior, o que possibilitou também a ascensão do cliente nesse processo.

Sabendo que possui uma voz bem representativa, esse mesmo público busca elevar o nível de relacionamento com as empresas. Consequentemente, ele irá exigir um foco mais efetivo em relacionamento e experiência. Chegou a hora de colocar o CX e CS em prática, meu filho! O mercado é cíclico e o impacto pode ser gigantesco, seja positivo ou negativo. Ou como diz uma conhecida minha por aí: É O MUNDO VUCA!

2- Quais os fatores que influenciam o comportamento do consumidor

Pra gente conseguir entender esse processo ainda mais, vamos aos fatos: existem alguns fatores importantíssimos, que influenciam o comportamento do consumidor. São alguns eles:

1 – Fatores culturais: a cultura se apresenta como um fator que molda e interfere o comportamento do ser humano. Isso, por abranger todo o contexto e conjunto de crenças, valores, ideias, conhecimentos e símbolos que envolvem o crescimento e a formação.

2 – Fatores sociais: o grupo na qual um consumidor está inserido pode afetar diretamente os seus comportamentos e as suas motivações. Bem como, os fatores sociais influenciam o comportamento de compra.

3 – Fatores pessoais: estão ligados à forma como a pessoa pensa e age. As suas opiniões individuais podem aparecer ou não no grupo no qual ela está inserida.

4 – Fatores psicológicos: se uma empresa busca entender as motivações que interferem na decisão do consumidor, deve-se levar em consideração traços de personalidades, pensamentos e questões emocionais, entre outros.

3- Entendendo o perfil do consumidor

O novo consumidor pensa e age diferente de outras épocas. Com o avanço da tecnologia, os fatores que interferem no comportamento mudaram. Mas gente, calma. Agora tudo o que você precisa é de adaptação de acordo com essas mudanças. Bora conferir algumas dessas características:

– O novo consumidor tem o hábito de pesquisar com frequência na internet e comparar marcas. Então você deve mostrar o porquê deve ser a escolha certa.

– Ele quer valorizar a opinião de terceiros e busca fazer parte de uma determinada comunidade. A inclusão é tudo! 

– O consumidor atual também busca evitar burocracias e prioriza bastante a segurança na hora de efetuar a compra. Bora facilitar todo esse processo?

Novos tempos e novos hábitos. Bora fazer novas todas as coisas, inclusive no seu negócio! O avanço tecnológico possibilita mudanças em diferentes segmentos. Para a sua empresa sobreviver e obter êxito, você deve se manter atualizado.

E aí, curtiu esse conteúdo? Chegou a hora de colocar em prática, abençoado! Bora trabalhar por esse consumidor e pelo sucesso do seu negócio cada dia mais. Fale com a gente pelas nossas redes sociais! A gente se vê numa próxima!