As pessoas estão cada vez mais buscando informações para a tomada de decisão de compra. Por isso, atualmente, o foco das ações de Marketing não são mais voltadas para o momento da aquisição.

Dessa forma, torna-se necessário trabalhar o caminho da compra do cliente, gerando conteúdo e valor para o mesmo. É sobre isso que vamos falar no abençoado blog de hoje, sobre a jornada do cliente. 

O que é a jornada do cliente? 

A jornada do cliente é todo o trajeto interativo que ele percorre dentro de uma empresa desde o primeiro contato até a efetivação da sua compra e o pós-venda. 

Assim, a palavra-chave para essa jornada é o relacionamento. É cada vez mais importante que as organizações busquem ações de marketing para estabelecer um bom relacionamento com os seus consumidores.

Portanto, é necessário criar estratégias para todos os momentos da etapa de compra do cliente, ou seja, as etapas do famoso funil de vendas. 

Como faço para criar uma jornada?

Para que se crie uma jornada do cliente de forma efetiva é preciso, antes de tudo, criar uma persona. Ou seja, a partir de análises dos seus consumidores, criar um um perfil ideal de cliente levando em conta seus hábitos, valores, dores, objetivos etc. 

A partir disso, entram em ação estratégias de Marketing de Conteúdo para que cada momento da jornada em que o consumidor estiver tenha valor. 

Nesse sentido, são divididas em 4 partes a jornada do cliente:

1 – Aprendizado e Descoberta:

Esse é o momento em que o consumidor ainda não sabe que tem um problema, mas possui dúvidas/curiosidade sobre o assunto em questão. 

Dessa forma, ele irá pesquisar sobre tal tema nas ferramentas de busca. Por isso é tão importante que você foque a sua produção de conteúdos voltadas para essa solução que ele busca. 

2 – Consideração da Solução:

Nessa etapa o seu possível cliente está ciente do problema e está buscando formas de como solucioná-lo. 

Assim, aqui é o momento em que você precisa criar conteúdos que sejam mais específicos, ou seja, que os ajude a ter possíveis soluções. Aqui você pode citar seu produto, mas ele ainda não é o foco. 

3 – Decisão de compra:

A terceira parte é onde o cliente está buscando as opções para solucionar o problema em questão. 

Para que você se destaque nessa etapa, é indicado que crie conteúdos mostrando que você é a melhor empresa para solucionar a dor dele. Foque em demonstrar cases de sucessos, amostras grátis e demonstrações do seu serviço/produto. 

4 – Fidelização:

O maior erro das empresas se encontram aqui, pois elas abandonam o cliente a partir do momento em que eles compram o produto. 

Continue trazendo conteúdos relevantes para ele (baseados nas outras etapas da jornada), mantenha um bom relacionamento com ele e adquira cada vez mais a confiança dele.

A importância de investir em conteúdo para a jornada do cliente. 

Investir em conteúdo é a forma de destacar a sua empresa no mercado. Informar e educar os seus possíveis clientes faz com que eles sintam segurança no seu negócio, pois demonstra que você entende do assunto.

Além disso, muitas vezes pensamos que é óbvia a solução que nosso produto entrega. Mas pode não ser tão clara assim para os consumidores, e é por isso que torna-se essencial alimentar com conteúdos todas as etapas da jornada do cliente 

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