
Kick-Off: O que é? Por que e como fazer?
Manter seu abençoado time alinhado quando se inicia um novo projeto é essencial para o sucesso do mesmo. É aí que entra a reunião de kick-off, ou seja, é a reunião inicial para repasse de informações.
Mas o que é o Kick-Off?
A expressão começou a ser utilizada no mundo esportivo significando “o pontapé inicial”. Até que um dia um técnico de futebol largou o esporte e abriu uma agência de comunicação. (Ok, isso é uma brincadeira para ver quem tá prestando atenção).
Dessa forma, aos poucos o termo começou a entrar no ambiente corporativo e também representa o início de algo. No caso, é a primeira reunião com toda sua equipe para se iniciar um novo projeto.
O kick-off tem como intuito ser um encontro para apresentar como será o novo projeto, os objetivos, esclarecer dúvidas, as expectativas, o que cada membro irá fazer e até apresentar ideias novas.
Por que fazer?
A realização dessa prática é importante para que a empresa toda saiba dos mínimos detalhes do projeto, reduzindo os riscos de cometer possíveis erros.
Assim, é uma forma de todos contribuírem para entregar o melhor resultado com cada membro do seu time pensando em ideias e soluções.
Além disso, ter o kick-off é o diferencial que a sua empresa terá perante a concorrência, fazendo com que você destaque no mercado.
O ponto chave dele é você ter um documento sempre à disposição para que a equipe inteira verifique se o que está fazendo está alinhado ao que está no kick-off.
Como a Bendita faz o seu Kick-Off?
Antes de apresentar o kick-off para a nossa equipe dos céus, realizamos a reunião de briefing com o cliente para tirarmos tudo que é necessário para entregarmos um projeto abençoado para ele.
Assim, quanto mais informações recebermos do cliente, melhor será para conseguirmos realizar a reunião de kick-off.
Então, use a abuse das perguntas para que seu kick-off seja o mais completo possível!
Além disso, nessa etapa conseguimos explicar ao cliente a importância que é investir em mídias pagas.
Aqui vão alguns pontos essenciais que abordamos no nosso kick-off:
- A forma que o cliente vê a marca dele:
Isso é importante para analisarmos se ele sabe como o negócio dele se encontra no mercado.
- As referências que ele tem
Verificar quais são as referências,tanto pessoais quanto de marcas, é essencial para que consigamos tabelar os gostos que ele tem e a partir disso utilizar no planejamento dele.
- Expectativa do cliente
Através desse tópico conseguimos alinhar desde a primeira reunião o que é mensurável, o que é impossível, o que é possível. Além de explicar a importância de investir em marketing de conteúdo.
- Qual o objetivo do cliente
É de extrema importância identificar o objetivo do cliente para que o planejamento seja feito com o intuito de atingir tais metas.
Há muitos outros pontos importantes para o seu Kick-Off!
Aqui na Bendita Mídia estamos sempre um passo à frente do que está em alta no universo da comunicação. Chame a gente no Zapzap