Com investimento certo, ajuda profissional adequada e vontade de crescer, o seu pequeno negócio pode bater de frente com grandes marcas. Essa é a mágica do Marketing Digital e, aqui, vamos aprender como utilizá-la em empresas físicas.

Alguns anos atrás, seria inimaginável um supermercado de bairro, por exemplo, alcançar tantas pessoas quanto uma rede de hipermercados.

Onde já se viu? Como promoções do mercadinho da esquina podem chegar a milhares de pessoas? Nem o melhor carro de som do mundo faria isso.

Até mesmo neste cenário antigo, todo mundo já sabia que investir em propagandas era importante, mas, parecia coisa de outro mundo um alcance regional, quiçá, nacional!

No entanto, as tecnologias foram se desenvolvendo e o mercado publicitário começou a pedir inovações. Neste sentido, o desenvolvimento da internet foi crucial para o surgimento desse ramo do marketing.

Hoje, quem não está no meio digital, não existe!

Agora, vamos entender qual a importância do marketing digital para o seu negócio físico.

    Maneiras sustentáveis de fazer Marketing Digital

Primeiramente, você sabe o que e quem faz marketing digital?

Vamos começar do básico, para entender como o seu pequeno empreendimento local pode se tornar uma grande potência, é necessário estar por dentro desse universo.

Logo, é importante que você saiba como funciona o planejamento de uma campanha de marketing digital. 

Para resumir, fazer uma campanha assertiva depende, principalmente, de 4 passos:

  • Definir objetivo;
  • Definir público;
  • Criar uma ação consistente;
  • Fazer análise de métricas e resultados.

A partir do momento que você tem bem estruturado esses tópicos, a sua campanha de marketing digital passa a ser um plano concreto que trazem resultados reais.

Para entender cada um desses passos e outros fatores que compõem uma boa campanha, leia o texto “Campanhas de marketing digital assertivas, como funcionam?”, aqui no blog da Bendita Mídia.

    Acredite e você será grande

Se você não acreditar que o seu negócio será grande, ninguém vai!

Por isso, antes de investir seu tempo e dinheiro em estratégias de marketing digital, você precisa sonhar! Sonhar alto!

Esse simples passo, no planejamento da sua estratégia digital, faz toda diferença.

Parece perda de tempo pensar que devemos dispensar certo período apenas sonhando, no entanto, enquanto sonhamos, traçamos metas.

Você quer que a sua loja venda para 300 mil pessoas por mês? Você imagina que, em pouco tempo, conseguirá abrir filiais, fidelizar grande número de clientes e atingir um faturamento bem acima da média atual?

Pense em tudo o que você quer, esse é o primeiro passo conseguir.

O segundo é acreditar que você pode.

É no terceiro que o bixo pega: colocar em prática os planos de ação para fazer os sonhos se realizarem.

Nessa parte, a equipe da Bendita Mídia te dá uma forcinha!

    Estratégias de performance

Agora, vamos ver algumas dicas para otimização de negócios no marketing digital voltada para empresas físicas.

O seu negócio até que vende bem na sua região. No entanto, esse faturamento não é suficiente e você deseja aumentá-lo?

Então, a opção mais inteligente é investir em marketing digital.

Ok, até esse momento está tudo certo, mas, depois dessa decisão, o que fazer?

Um dos métodos mais assertivos para conquistar clientes é por meio de clubes de descontos. 

Os descontos e promoções funcionam como gatilhos mentais, assim, eles têm poder de chamar atenção e fazer as pessoas tomarem a decisão de compra mais facilmente.

Para fazer esses descontos chegarem até o público, você pode trabalhar com listas de transmissão e grupos no WhatsApp.

Esse app de mensagem, tão utilizado no cotidiano, pode (e deve) ser utilizado para fazer vendas online, pois, esse canal de comunicação é de fácil acesso, linguagem simples e funciona bastante.

Estratégia no WhatsApp

A taxa de abertura de uma mensagem no WhatsApp é muito maior do que um e-mail, por exemplo. Logo, as chances das pessoas visualizarem a sua oferta é bem grande.

Neste momento, entra em questão outro ponto: a sua mensagem, assim como nas redes sociais, precisa ser convincente, fácil de entender, oferecer soluções e benefícios aos seus clientes.

Para isso, invista em copys bem feitas. O WhatsApp é um canal informal e passa proximidade ao cliente, assim, você está livre para usar linguagem informal e emojis.

Mas, não se esqueça que você ainda quer passar credibilidade, logo, tome muito cuidado com erros ortográficos e gramaticais.

Vamos a um exemplo prático: você é dono(a) de uma loja de roupas em uma cidade do interior e deseja fidelizar seus cliente antigos e atrair novos.

Para isso, cria uma lista exclusiva de clientes que participam do seu clube de desconto e, toda vez que uma peça entrar em promoção, envia uma mensagem para essa lista avisando-os – você também pode criar um grupo com essas pessoas.

Pronto, com essa simples estratégia já estará captando vários clientes.

Para finalizar, o ideal é você montar um e-commerce. Com as vendas online você alcança pessoas de outras regiões e lucra muito mais!

    Seja lembrado

No marketing digital, aprendemos que manter uma comunicação constante é a chave para o sucesso.

Assim, não deixe que os seus clientes esqueçam de você. No entanto, não seja chato, saiba gerenciar a sua frequência de contato.

Monte um calendário de postagens e de ofertas balanceado, em que haja frequência balanceada e diversidade de conteúdos para o seu público.

Gostou dessas dicas? Você pode aprender mais sobre marketing digital no canal do Youtube da Bendita Mídia. Inclusive, lá você encontra um vídeo sobre esse mesmo assunto! Clique aqui para assistir!