Já parou para pensar nas estratégias de marketing e vacina?  Muito bem, meus abençoados. O Benditinho está na área de novo para falarmos sobre algumas estratégias de marketing utilizadas por aí, principalmente quando o assunto é VA-CI-NA-ÇÃO. 

Então acomode-se! Se você já tomou a vacina, ótimo! Se ainda não tomou, arregace as mangas e prepare o bracinho porque a VACINA VEM AÍ!

Mas sem mais ladainha, vamos às estratégias de Marketing, porque afinal, é o que nos interessa nesse blog. E no finalzinho do post, não esquece de dar aquele like para eu ficar feliz e cantar os salmos do dia com louvor!

1- Vacina e Olívia Rodrigo: ‘good 4 U’

Bom, como todo mundo sabe, os States passou por uma mudança de governo com a vitória de Joe Biden em novembro de 2020.  Após 100 dias que o presidente Joe Biden assumiu o poder, mais de 30% da população norte americana já estava vacinada. E agora, além do processo de imunização estar indo super rápido, o governo está se organizando para uma 3ª aplicação da PFIZER nas pessoas que tem uma imunidade mais baixa. TÁ PASSADAH?

Hoje o número de imunizados está um pouquinho maior. A atualização é de 49,6% da população total, resultando em 341 milhões de doses aplicadas. 

“Mas espera aí: se aparentemente o ritmo melhorou, por que o MARKETING foi necessário, Benditinho? E quem é Olivia Rodrigo?

De acordo com o levantamento feito pelo governo Biden, os jovens estariam mais resistentes às aplicações das doses. Então qual foi a estratégia que eles pensaram e desenvolveram para mudar essa situação? 

Aí entra a parte mais legal da história. Agora no mês de julho, a cantora pop Olívia Rodrigo foi convidada pela Casa Branca para incentivar a vacinação desses jovens. Ela possui mais de 28 milhões de seguidores no Instagram e se tornou uma grande influência, principalmente para a sua faixa etária. OLIVIA É UM FENÔMENO atual, então está super valendo essa estratégia!

A estratégia de usar a cantora para aumentar a conscientização sobre as vacinas ocorre no momento em que a variante Delta, que começou a rolar na Europa, representa uma ameaça principalmente para os jovens. 

“Vaccines are good 4 u”. Essa  foi a mensagem de Olívia para todo mundo, usando a associação com uma das músicas de maior sucesso. Que tal dar um clique pra conferir nesse hino?.

2- Vai com o Butantã

Agora continuando com as outras estratégias de Marketing para a vacina, no Brasil o processo foi um pouco diferente. A gente sabe que aqui existe meio que uma disputa pra ver ‘quem’ vai vacina mais. 

Não querendo entrar em questões políticas, mas já entrando um pouco, a vacina também ficou politizada, abençoado. Mas sem entrar em méritos dos governantes e sim da própria ciência, as instituições brasileiras tiveram um papel muito importante nisso, como a Fio Cruz e o Instituto Butantã.

Quem não lembra da alegria do brasileiro ao descobrir que a ButanVac foi criada com insumos 100% brasileiros? E aí já viu: o marketing político também entra nessa questão e acabou somando também com a campanha do governador do Estado de SP, João Dória.

Lançaram a ‘braba’, abençoado: a paródia do funk “Bum bum tan tan” foi perfeita para associar o hit com o nome da vacina. Hora do passinho!

3- London, baby! Sem vacina, sem bar!

Por último, mas não menos importante, nós vamos trazer o caso da terra da minha amiga rainha Elizabeth II. O atual primeiro ministro Boris Johnson planejou uma estratégia também para incentivar a vacinação dos ingleses.

O Reino Unido é o país europeu com maior índice de vacinação da população: cerca de 30 milhões de britânicos (41% da população) já receberam ao menos uma dose, segundo dados da Universidade de Oxford.

Como a gente sabe que os famosos pubs são ótimas alternativas de turismo, lazer and gastronomy, a exigência do comprovante de vacinação ou o teste com o resultado negativo da COVID afetariam a população e de uma certa forma, seria um incentivo  para que a galera corresse para se vacinar o quanto antes. O povo ama uma cerveja, não é não, meu fraterno?

Bom, com estratégias de marketing inteligentes, eu desejo que todo mundo tenha saúde pra gente passar por essa fase, porque esse corona é chatão demais! 

Aproveite e compartilhe esse blog com todos os amigos e siga a Bendita nas redes sociais. Bora espalhar essa benção pra esse povo! Até a próxima!

Leia outros conteúdos nossos: