O mundo mudou e, junto com ele, a forma de se relacionar com clientes também transformou-se. Foi-se o tempo em que eles eram apenas compradores de produtos. Agora os clientes passam a interagir mais com as marcas. 

Por isso, eles estão se tornando ponto central das empresas. Assim, trabalhar para fazer com que os clientes atinjam os resultados desejados é uma atividade muito importante. 

Tal atividade é o CS – Customer Success, ou o Sucesso do Cliente para sair das gringas. Se você quer saber do porque deve trabalhar essa dádiva com seu público, continue lendo o blog. 

O que é o Sucesso do Cliente? 

Vossa senhoria já ouviu falar do Sucesso do Cliente? O termo, que vem do inglês Customer Success (CS), se refere ao ato de fazer com que o cliente alcance os resultados desejados através da interação com a sua empresa. 

Aqui, meu caro leitor, é importante identificar o que é o sucesso para o seu cliente e não o que a sua empresa entende como sucesso. Como assim? Te explico:

Vamos supor que, assim como o Benditinho aqui, o seu cliente também ama foguetes, só que ele tem o desejo de ir para a Marte. Logo, esse é o sucesso para ele. 

Entende que nada adianta se você quiser mandá-lo para Lua? Pois esse não é o objetivo dele e, portanto, deixa de ser o sucesso dele. (Tchau, Marcos Pontes)

É importante lembrar que para estabelecer o sucesso do cliente, toda a empresa deve estar engajada para que isso aconteça. Ou seja, do setor de vendas ao marketing, todos precisam estar cientes do que é o sucesso para aquele cliente e bolar as melhores estratégias para fazer com que ele alcance. 

O cliente combina com o perfil da sua empresa?

Essa pergunta pode parecer estranha a princípio. Entretanto, tal questão é de extrema importância para que a sua equipe de CS consiga, de fato, conquistar o sucesso do seu cliente. 

Desde o processo de prospecção até o momento da venda em si, é importante analisar se o cliente combina com o fit da empresa. Para isso, é necessário criar uma Buyer Persona pois fica mais fácil de identificar se ele é um cliente para você, ou não. 

Uma vez que ele não se enquadra, vai ser difícil fazer com que ele conquiste tal sucesso. Por isso, é importante que isso seja analisado, para que seu cliente não dê futuras dores de cabeça para você.

Por que devo trabalhar o sucesso do cliente? 

Ter um cliente engajado com a sua empresa é o sonho de todo empreendedor. Trabalhar o sucesso do cliente é a forma de conseguir isso. 

Além disso, você oferecendo o sucesso do seu cliente, faz com que ele continue na empresa. Pois, uma vez que os objetivos dele são alcançados, não vão querer se desvincular do seu negócio, afinal, em time que se está ganhando não se mexe. 

Dessa forma, mais que fidelizados, eles são retidos na empresa. A partir disso, você pode fornecer novos produtos. Ou seja, oferecer um up sell, que nada mais é do que o cliente ir para um plano “mais caro” da sua empresa.

Outra possibilidade é oferecer um cross sell, que é o cliente adquirir algo que você oferece e que  complementa aquele outro produto/serviço que ele já tem da sua empresa. 

Assim, oferecer um bom sucesso ao cliente é fazer com que ele se torne um divulgador da sua empresa. Portanto, quanto mais satisfeito o seu público, maior a probabilidade dele recomendar seu negócio para outras pessoas. 

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