Meu abençoado, hoje eu vou te dar um canivete suíço. Uma ferramenta cheia de funcionalidades e apetrechos. Em troca, eu te peço apenas uma coisa, aprenda a usar todas as funções desse canivete nas suas redes sociais. 

Você deve ter lido o título do blog e pensado: “O que um canivete tem em comum com as redes sociais? Esse Benditinho tá ficando caduco!”

Então, na verdade eu quis apenas chamar a sua atenção com uma analogia. Segue a minha linha de raciocínio: Vamos imaginar que esse tal canivete repleto de funções é uma das redes sociais. Ela pode te ajudar de inúmeras formas, mas para isso você precisa estar disposto a desbravá-la. 

Se você não sabe como usar uma das pontas do seu canivete, nunca descobrirá como ela seria útil na sua vida. 

Se você não sabe fazer postagens corretas, nunca descobrirá como ela renderia lucros para sua empresa. 

Viu como é a mesma coisa e eu não estou nem um pouco maluco? Que ousadia a sua hein!

Agora, vamos aprender como utilizar de maneira correta esse canivete, digo… redes sociais e evitar os maiores erros das empresas na internet.

 

Utilize as redes sociais para conquistar clientes fiéis

O Brasil é o terceiro país do mundo em número de usuários do Facebook. São mais de 130 milhões de pessoas conectadas, perdendo apenas para a Índia e Estados Unidos, em primeiro e segundo lugar respectivamente. 

E quando falamos do Instagram os números também são exorbitantes. Aqui no Brasil temos 66 milhões de usuários. Ao todo esse aplicativo soma 1 bilhão de pessoas conectadas em o todo mundo. 

Já o WhatsApp conta com mais de 200 milhões de downloads apenas aqui no país. 

Os dados são claros: Tá todo mundo conectado. 

Por isso, a sua empresa também precisa estar!

E mais do que isso, a sua marca deve ter presença digital construída de maneira correta, senão nada vai adiantar.

É o que eu sempre falo, POSTAR POR POSTAR NÃO VENDE!

Você precisa ter uma estratégia bem definida para conquistar seguidores e clientes. Para isso, utilize de planejamentos inteligentes, estruturados por um profissional adequado e que entenda as suas necessidades. 

Nesta etapa, é mais do que fundamental conhecer as pessoas que você deseja atingir. Em meio a essa imensidão de pessoas nas redes sociais, atirar para todo lado é ineficaz. 

Logo, trace uma meta e trabalhe para atingir esse nicho em específico. Com um passo de cada vez, você pode atingir milhares de usuários e conquistar muitos leads!

 

Estabeleça conexão com o seu público

Falando em métodos de conquista, vou te contar um segredo:

Conquistar clientes é igual manter um crush, você precisa de um bom papo!

E eu não estou estou falando de conversa fiada, não! Nesse caso, o papo tem que ser interessante e contribuir com o interlocutor.  

Por isso, uma das estratégias mais relevantes no marketing digital aplicado nas redes sociais é a constante conversa com o público. Responda o maior número de pessoas que você conseguir. 

Um dos principais erros das empresas é não manter esse relacionamento ou apenas responder aos elogios. No entanto, é muito importante que a sua marca crie o hábito de dar respostas às críticas. Sempre procurando aprender com elas e dando um feedback sincero para essas pessoas insatisfeitas. 

Ao estabelecer esse vínculo, a pessoa que te mandou uma mensagem ou que comentou em seu post, vai passar a confiar mais em sua empresa, uma vez que ela viu como vocês estão preocupados com a experiência dela. 

 

Atualize as suas informações nas suas redes sociais

Outro tipo de manutenção que você deve se atentar, é a de atualização das informações de sua marca. 

Sejam os dados básicos como endereço, telefone e e-mail, como também as informações mais pontuais como preço de produto e promoções válidas. 

As pessoas estão tão conectadas justamente pela velocidade de acesso à informação e, claro, querem encontrar dados corretos. Por isso é fundamental manter tudo sempre atualizado, pois receber uma informação desatualizada é frustrante e, esse é o tipo de sentimento que você deve evitar ao máximo. 

 

Não fique preso a apenas um tipo de publicação

Um dos erros mais tristes cometidos nas redes sociais é a eterna publicação de preços e produtos. 

Chega de investir seu precioso tempo, esforço e dinheiro nesse tipo de marketing. Você precisa de PERFORMANCE!

Fazer publicação só com dados sobre valor e características do produto não vai alavancar as suas vendas. Eu entendo que esse tipo de post é super importante, no entanto, só eles não garantem a manutenção do seu público e nem despertam gatilhos mentais que levam a compra.

Portanto, procure especialistas que saibam produzir conteúdos relevantes, interessantes, que agregam informações importantes, que sanem as dores de seus clientes e que causem empatia pelo seu produto/serviço. 

Tudo isso vai fazer com que você não seja mais uma empresa cheia de falhas nas redes sociais. 

Lembra-se da história do canivete ali de cima? 

Então, tem mais ferramentas nesse apetrecho que eu nem comentei. Por exemplo, nem cheguei a falar sobre anúncios, monetização, e-commerce, estratégia de Google Ads, Facebook Ads…

Essas são pontas importantes do canivete suíço das redes sociais, no entanto, dependem de maior grau de especialização e habilidade para serem colocadas em prática. 

É aqui que entra a minha abençoada equipe, que entende tudo de marketing digital de performance e domina as técnicas precisas de utilização das redes sociais. 

Se você não quer mais cometer erros online, venha conversar conosco. Passe a acertar em cheio e faturar muito mais com as redes sociais aqui com a Bendita Mídia.