As novidades chegam o tempo todo no mercado, mas depois de 2020 pode-se considerar que tivemos um boom nas inovações, isso por conta do impacto do coronavírus no cotidiano da maioria das pessoas.

São raras as áreas que não foram afetadas pela pandemia, mas é claro que o marketing seria um dos campos que mais sentiria esse impacto. Afinal de contas, como continuar vendendo quando as pessoas estão dentro de casa?

Novos tipos de tendências surgiram nesse mercado e continuarão em alta em 2021, principalmente no setor online. Vamos falar sobre as cinco principais novidades do marketing digital para este ano!

As 5 tendências para o marketing digital em 2021

1) Inteligência artificial

Cada vez mais a AI (Artificial intelligence) ganha espaço na vida dos seres humanos. E é claro que ela não ficaria de fora entre as tendências para o marketing digital em 2021.

Sistemas de anúncios e métricas, como o Google Ads e Analytics, estão cada vez mais modernos e previsíveis nas respostas. Ter o domínio desse tipo de instrumento online faz toda a diferença.

2) Pesquisas por voz

Com a chegada da “Alexa” no mercado, voltaram a crescer as ferramentas controladas apenas pela voz do usuário. E isso também inclui as pesquisas realizadas na internet. 

Um detalhe a ser ressaltado nesse tópico é a inclusão e acessibilidade que alguns sites passaram a incluir, como leitura de legendas para pessoas com deficiência visual.

3) TikTok e Reels

A rede social TikTok está ganhando força no Brasil só agora e não pretende parar. Mesmo influenciadores digitais com carreiras já consolidadas utilizam o aplicativo para produzir novos conteúdos na plataforma.

O Reels, ferramenta de vídeo no Instagram que permite a criação de conteúdos semelhantes ao TikTok, é o que mantém a rede social em alta em meio a tantas mudanças. 

Com essas duas novas tendências, dá para perceber que o audiovisual estará bombando em 2021, né?

4) SEO

O famoso Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca) é um detalhe que devemos sempre estar atentos na hora de criar campanhas de marketing digital.

O Google adora mudar os algoritmos, de uma forma que sempre instiga os usuários a aprender como dominá-lo. É melhor já garantir o seu aprendizado e experiência em SEO, hein?

5) WhatsApp

Depois de 2020, o comércio que não inovou o atendimento para o WhatsApp ficou para trás! A tendência de realizar o contato com o público pela plataforma continua em alta, afinal de contas as pessoas buscam cada vez mais por praticidade.

E há muitas outras tendências para o marketing digital em 2021!

Aqui na Bendita Mídia estamos sempre um passo à frente do que está em alta no universo da comunicação. Conheça mais sobre quem somos!